quinta-feira, 13 de maio de 2010


Faz algum tempo que assisti uma comédia romântica, daquelas “água com açúcar”, em que uma menina passa por um momento ruim e deseja ser mais velha. De repente ela tinha seus 30 anos de idade.

Não me lembro de desejar chegar aos 40, mas eles chegaram e estou sentindo-me tão jovem (em vigor e ânimo), que brinquei com um amigo: “acho que estou completando 25 anos”. (Como os parâmetros mudam depois de uma certa idade!).

Talvez a “melhor idade” deveria ser nessa fase da vida, onde gozamos de boa saúde, nosso corpo ainda nos obedece, nossa mente é absolutamente ativa, somos independentes, enfim, todos os argumentos para dizer e sentir que podemos usufruir intensamente dessa nova fase. Ela sim, é a melhor idade.

O rosto mostra que alguma caminhada já percorri. Os fios de cabelos brancos comprovam que os problemas foram enfrentados com seriedade, o corpo maduro, ainda não passou do ponto e a experiência... ah, essa não tem preço. Não sabia aos 20 o quanto ela era valiosa. Pena que não podemos adquiri-la antes do tempo.

Mil idéias para comemorar a virada de década. Algumas não cabiam no bolso, outras não cabiam na agenda apertada, então sobrou a melhor das idéias, comemorar ao lado das pessoas que são importantes na minha vida.

Aos 40 anos, posso reconfirmar que o que temos de mais precioso, depois da nossa saúde, são as pessoas que escolhemos para estar ao nosso lado, trilhando os mesmos caminhos, rindo, chorando e sonhando. É ao lado dessas pessoas que quero comemorar (vou apenas sentir falta das que não moram aqui...).

Se fosse representar nosso ciclo de vida em um gráfico, penso que, os 40 anos seria aquele pontinho no ápice da representação. Agora é inevitável “descer a serra”, mas não uma descida triste, fúnebre ou decadente. Ela é alegre e divertida. Pode ser leve, se assim a permitirmos. Subimos tão rápido que a descida tem agora uma perspectiva diferente. Talvez seja nesse momento, que possamos contemplar a paisagem. Até aqui, a série de compromissos e almejos profissionais e pessoais, deixam sobrar pouco tempo para contemplação.

Para um corredor, a descida pode representar danos ao joelho (se não estiverem fortalecidos), mas é na descida também que um corredor pode soltar os braços para recuperar o fôlego da árdua subida que a precedeu. Então, vou soltar meus braços, segurar o corpo e proteger os joelhos para curtir deliciosamente esta descida que se inicia.

Quando nos damos conta de que uma contagem regressiva irá nos alcançar é que revemos conceitos e escolhas. Se não perdermos a vibração, a energia e a alegria de viver, essa tal contagem regressiva vai encontrar alguma dificuldade para nos alcançar.

Análise feita, compreensão concluída do que representa essa nova etapa, resta agradecimento por ter chegado até aqui, tão viva e tão cheia de sonhos e realizações. Pois, foi aos 40 anos, que descobri , que embora tenha vivido muito, sei que tenho a oportunidade de viver ainda mais.

11 comentários:

  1. Que delícia de post!

    Já tendo passado dos 25 há alguns anos, posso dizer com convicção que 25 NÃO é a melhor idade... agora fico até mais animada de chegar aos 40.

    Só falta conseguir chegar aos 40 com seu pique de corrida. ;)

    Beijos, parabéns e continue assim até os 90, 100...

    ResponderExcluir
  2. Amiga...ri, chorei, concordei e me vi em absolutamente tudo que escreveu!!!! Voce se superou!!! Voce arrasou!!!! Voce foi demais!!! Tenho certeza que apenas está no começo...Ainda tem muito, mas muito gás! Beijos, parabéns, de verdade!!! Pelo valioso texto e pela nova etapa da vida.
    Amiga poderosa, maravilhosa, vitaminada, especial e que tenho!!!! Lu

    ResponderExcluir
  3. Pois é amiga, "os parâmetros mudam depois de uma certa idade" e a boa notícia é que vão continuar mudando e como... eu mesma completei 35 dois meses atrás hahahahahha...
    Belo texto, Parabéns!
    Beijão
    Sônia

    ResponderExcluir
  4. Juuuuuu que lindo!!!!
    Espero chegar nos 40 com esse folego, história, corpito e energia que vc tem e transmite a todos!!
    Bjos mil e saudades
    Line

    ResponderExcluir
  5. Aí companheira ,como já passei dos 40 sei bem como é se sentir com 25. Parabéns pela garra e força pra se sentir aos 25 com experiência de 40 e com alegria pra mais 40 . Que Deus continue te proporsionando grandes e belas experiências. Beijos, Dri

    ResponderExcluir
  6. Wow!Jah 40? Estah mesmo arrazando, em todos os setidos. Adorei o texto, nada de novidade nisto neh? Agora vai entar na fase mais fantastica da sua vida, eh agora que comecam os anos dourados e dura muito tempo depois especialmente se continuar tao ativa quanto agora.Continue sendo a estrela do seu show...beijao

    ResponderExcluir
  7. Ai, ai... Esses meus amigos quarentões, que meda, rs...
    Sorte que ainda tô chegando nos 30, Graças a Deus, UFA!!
    Meus 25 eu tô vendo logo ali, ó... kkkkkkk
    Miga Magrela querida, apesar de todo preconceito que tenho c as pessoas q passam dessa idade, vou fazer uma exceção pra vc, afinal já nos conhecemos há uns "oito" anos e gosto muito de vc, rs...
    Vamos aproveitar e bebemorar algo tão "bom", rs...
    Te ligo depois.
    Beijo!!

    Gordelo

    ResponderExcluir
  8. Ei June. Imagine só o susto dos meus 6O. Descobri que a melhor idade, é a que estamos vivendo com dignidade. E a tal experiência? Como vale...mas só descobrimos isto vivendo. Parabéns June,e mude o nome do blog para ö livro que estou escrevendo

    ResponderExcluir
  9. June, toda alma cria a situação e condição para o seu objetivo mais elevado e a sua lembrança mais rápida - em cada momento chamado de agora. Parabéns por mais esta etapa. Que os 40 lhe presenteie com experiencias ainda mais gratificantes.
    beijão
    Popo

    ResponderExcluir
  10. Juju, este post tem tudo a ver comigo!
    Descobri que o melhor momento eh o "aqui e o agora", nao importa se eh aos 40, 50 ou 60... Aproveitar cada pedacinho dos momentos felizes. Pois quem vive do passado eh museu, e quem vive do futuro eh a ansiedade nao eh mesmo???
    Beijao e PARABENS pra nos!!!!!
    Valeria Amaral

    ResponderExcluir
  11. JU Realmente a idade é uma questão interessante e percorre a nossa vida o tempo todo! Pois, o tempo é nossa grande questão, viver cada ano e cada década com alegria, entrega e responsabilidade é precioso para nós que estamos aqui em busca disso: Desenvolvimento.
    Gosto das frases de Caetano que resolvi dedicar a seu lindo texto a você e seus belos 40 aninhos!!!

    "És um senhor tão bonito
    Quanto a cara do meu filho
    Tempo tempo tempo tempo
    Vou te fazer um pedido
    Por seres tão inventivo
    E pareceres contínuo
    És um dos deuses mais lindos
    Que sejas ainda mais vivo
    No som do meu estribilho
    Tempo tempo tempo tempo
    Compositor de destinos
    Tambor de todos os rítmos
    Ouve bem o que te digo
    Peço-te o prazer legítimo
    E o movimento preciso
    Quando o tempo for propício
    De modo que o meu espírito
    Ganhe um brilho definido
    E eu espalhe benefícios"

    ResponderExcluir